Não conseguiu o emprego? Como sobreviver à rejeição

Não conseguiu o emprego? Como sobreviver à rejeição

Ser rejeitado depois de uma entrevista de emprego pode prejudicar gravemente a sua confiança. A rejeição, embora não seja agradável, pode muitas vezes ser desproporcional e vista como um sinal de fracasso. No entanto, pensando objetivamente, os candidatos podem usá-lo para desenvolver seus pontos fortes, abordar os pontos de desenvolvimento e, finalmente, encontrar um trabalho que seja mais adequado para eles.
Ser rejeitado depois de uma entrevista de emprego
Imaagem: Rejeição, fontr - Pixabay

O lado positivo

No mínimo, você deve sentir que aprendeu algo através do processo de entrevista. Todos aprendemos com nossas experiências e entrevistar não é diferente.

No entanto, se você fez o melhor de sua capacidade, demonstrou toda a sua perícia técnica relevante, demonstrou suas competências e se comunicou da maneira mais envolvente em uma entrevista, mas ainda assim foi rejeitado, pode se sentir confortável ao saber que era uma empresa errada para você.

Você pode achar sua mente incapaz de descansar até estabelecer uma explicação lógica para a rejeição. Feedback completo pode não ser fornecido, pois os candidatos são frequentemente rejeitados por causa da intuição de um entrevistador apesar de atender aos requisitos técnicos. Em vez de insistir em sua decepção, mantenha sua mente focada em outras oportunidades e continue a se apresentar com o melhor de sua capacidade. Se você achar que está enfrentando uma rejeição contínua, use-a como um meio para desenvolver a resiliência. Mas garanta que você também tome medidas para remediar quaisquer deficiências pessoais trazidas à sua atenção por meio de feedback.


Restringir sua pesquisa

O mercado de trabalho está ficando mais competitivo a cada dia. As organizações tinham orçamentos maiores e processos organizacionais menos enxutos. Assim, eles foram mais flexíveis em suas contratações. Se um candidato correspondesse a 90% de seus critérios, consideraria um bom ajuste. Agora, com requisitos mais rigorosos, as empresas não podem se dar ao luxo de contratá-lo, a menos que você tenha 100% de paridade.

Seja altamente seletivo com o local onde você se aplica. Não tenha medo de recusar oportunidades oferecidas a você como perfeitas por recrutadores e agências de recrutamento se achar que elas não estão certas. Onde você se sentir adequado, pesquise o papel, a empresa, sua cultura e a equipe com a qual trabalhará com o máximo de detalhes possível para avaliar a sua adequação antes de aceitar uma entrevista. Se você está sendo representado por um recrutador, peça-lhes que forneçam o máximo possível de informações precisas e faça o backup com sua própria pesquisa.

Abordar os problemas

Seja qual for o motivo da rejeição de uma empresa, há uma maneira de melhorar e transformar-se como motivo de aceitação em outra. O motivo mais comum para ser rejeitado é a falta de conhecimento técnico. Para melhorar isso, você pode simplesmente precisar revisar as respostas para questões técnicas com mais detalhes ou pode precisar seguir cursos ou qualificações adicionais. Você deve sempre garantir que você obtenha feedback pós-entrevista, seja diretamente do seu entrevistador ou da empresa.

Outro motivo comum para a rejeição é o estilo de entrevista. Entrevistas podem tornar o mais confiante de nós extremamente nervoso. Depois de tudo o que você está sendo interrogado sob um holofote e a menor falha de comunicação ou, pior, o humor do entrevistador, pode comprometer suas chances. Algumas pessoas de incrível calibre técnico lutam sob escrutínio tão minucioso. Muitas vezes é uma coisa psicológica. As pessoas sabem que existem muitos fatores externos que influenciam a decisão e, ao pensarem demais, se preparam para fracassar, esquecendo-se de que a preparação excelente, juntamente com a capacidade de pensar, pode ajudá-los a superar as mais severas objeções dos entrevistadores. Entrevistas baseadas em competências são cada vez mais usadas agora e muitas pessoas não cumprem essas exigências, pois exigem respostas altamente detalhadas.

Um método que pode ser aplicado para responder a todas as questões de competência é a técnica Star. Ao aderir a esse método, você pode usar exemplos específicos de competências exibidas e respondê-las de maneira clara, concisa e envolvente. Star é um acrônimo para situação (descreva a situação em que você se encontrava), tarefa (o que foi exigido de você), ação (o que você fez e / ou delegou a outros) e o resultado. Boas técnicas de entrevista como essa podem ser aprendidas e desenvolvidas. No entanto, Star é de pouca utilidade, a menos que você possa pensar em exemplos apropriados. Muitas pessoas lutam com isso. Se você está pensando em mudar de emprego, mantenha um breve diário de como você desempenha as principais competências em sua função atual, como motivar os outros, demonstrar resiliência e engajar as partes interessadas diariamente usando a técnica Star e revisá-las durante a preparação para entrevistas.


Ganhando feedback

Isso pode ser difícil, mas é essencial para o seu desenvolvimento. Você pode achar mais fácil de receber se você se inscrever através de um entrevistador, já que eles costumam ter relacionamentos duradouros com os empregadores, garantindo que o feedback sincero seja dado a eles sobre um candidato após a entrevista.

Faça o entrevistador ciente de como o feedback é importante para você, pois isso vai mostrar o quanto você está comprometido com o autodesenvolvimento e pode convencê-lo a contratá-lo, a atitude pode ser tão importante quanto a habilidade. Um e-mail de acompanhamento após uma entrevista é o melhor caminho, mostrando profissionalismo e interesse pelo papel. A maioria das pessoas não fará isso, então você estará se separando da concorrência. Você também deve declarar no e-mail que você recebe qualquer comentário (positivo ou negativo) como uma forma de melhorar e que você considera cada entrevista como uma experiência de aprendizado. Isso incentivará uma resposta mais detalhada. Depois de receber, faça um feedback com a mente aberta e faça as melhorias relevantes para encontrar o trabalho que deseja.

Se você gostou deste artigo, ajude outras pessoas PARTILHANDO nas redes sociais.